Thursday, June 08, 2006

O ar que se respira


Começou Junho e novos rumos. À mistura com o plano nacional de leitura, febre dos fenos, casamentos em baixa em Portugal (não é desta, no entanto, que acabam as noivas de Santo António), o Mundial a começar, festas das cidades (Porto e Londres), começo a perceber as minhas plantas e a tratar delas como, ao que parece, elas gostam. É ver-me podá-las, regá-las, posicioná-las ao sol mas não em demasia. Admito, já me saíram mesmo umas palavras carinhosas. Enfim. Rebentos por todo o lado e folhas novas de verde aberto! E mais nada.

Isto para trazer um assunto à baila. No fim-de-semana passado fui a um festival ambientalista em South Bank e para além de me espraiar na “praia” durante umas horas (com o Tamisa como mar), fui a algumas barraquinhas saber mais, buscar brochuras, falar. E também mitrar-me a umas espetadas de fruta mergulhadas em chocolate quente que estavam a oferecer. Ver morcegos, lutar com um puto caixa de óculos por um microscópio para ver uma minhoca, ver ordenhar cabras. É um bocado como o Sócrates andar 3 kms com uma t-shirt verde que lhe acentuava o ar gaiato. Sério, vejo cada vez mais sentido na causa ambientalista. Não sei se é de ler o Independent ou de abrir a janela e respirar o ar de Oxford Street. Mas dou mais valor a um jardim ou passeios em sítios sem prédios. Conseguir ver estrelas. E comprometo-me mais com o que sinto estar ao meu alcance para preservar esses espaços e melhorar o estado de saúde do mundo. E mais nada.

2 comments:

fiona bacana said...

"mitrar-me a umas espetadas de fruta"...folgo em ver que continuas na mesma! ;)

qto a mim, admito o meu défice: n consigo tratar de plantas. Aliás, se a malta do ambiente me conhecesse, já me tinha posto a cara com 1 sinal proíbido por cima. Em contrapartida, sei tratar mto e mto bem de animais!

bxz

Anonymous said...

Vi a foto e cogitei:casamento no horizonte??!!!.Lancei-me ao texto:cuidar de plantas, rebentos...tem tudo a ver.Continuei o percurso da escrita e o ramalhete fechou: um compromisso com o ambiente (com o Sócrates ..um ar gaiato - onde viste isso?). Uma boa causa e o assumir de uma consciência social que a todos nos deve associar. Só, Simplesmente.E os meus devaneios ficaram por aqui.Por agora.